segunda-feira, 2 de março de 2015

Formação de catequistas 07/03/15

Ser, Saber, Saber fazer, Conviver,
Discernir a vontade de Deus
1.Ser: Formação humana e cristã.
Crescer na responsabilidade, na perseverança, na alegria, no otimismo etc...

2.Saber: É um compromisso.
Tem catequista que se acha formada(o) não busca o novo. A catequese deve ser prazerosa, não um peso à carregar por obrigação etc...

3.Saber fazer: Relacionar.
Com os catequistas, com os coordenadores, com os catequizandos, caminha com o povo e não para o povo e pelo povo. O maior pecado quando recusa um chamado de Jesus usa qualquer desculpa para não aceitar. Catequista que não participa não convence ninguém.

4.Conviver: É levar outro a se encontrar e realizar.
Segundo participar da comunidade etc...

5.Discernir a vontade de Deus:
Para eu saber preciso participar da missa, comungar, confessar, ler a palavra de Deus, fazer oração etc... Catequista precisa de formção pernamente estudar, ler, aprofundar, conhecer as formas dos documentos da catequese. O catequista deve levar Jesus à todos que pedir, para isso o catequista tem que ver Jesus primeiro para depois mostrar.

Planejamento
Não é feito por acaso, trabalhar com a realidade é difícil! Mas nós temos que fazer ficar fácil. Pegar o planejamento e transformar com a realidade de cada um sem sair do tema. Tem que conhecer os catequizandos para poder dar frutos. Fazer reunião com os pais, essa reunião deve ser formativa e não só falar de seus filhos isso e aquilo, deveríamos ter um documento para os pais assinar. Onde eles devem responsabilizar pelos encontros, pelas celebrações e participação.

Maria
Na catequese não devemos esquecer da nossa primeira catequista que é Maria. A primeira cristã que louvou a Deus assim: Minha alma agradece... LC 1, 47-56


Toda catequese deve fazer todos conhecer Jesus e dar frutos.

Nenhum comentário: