quinta-feira, 14 de agosto de 2014

21º encontro de catequese Eucaristia




1.Tema: A ceia do pão, do serviço e do amor

2.Oração inicial: Em nome do pai... (cantado)

3.Recurso: Levar um folheto da missa para cada catequizando

4.Reflexão: Refletir a partir da liturgia eucarística.

Refletir também sobre os símbolos da liturgia e do serviço.

-Explorar os momentos dessas comemorações.

Motivo ou fato para se fazer a festa. A preparação e as pessoas que colaboram. As pessoas são avisadas da hora de começar, são esperadas, acolhidas e cumprimentadas. Antes de servir a comida e a bebida, existem momentos de conversa, diálogos. Existe o momento de troca de presentes, de ofertas. Põe-se a mesa e todos se reúnem ao seu redor para brindar, comer, beber e crescer na amizade e união. Quando termina a refeição vêm as despedidas e convites para novas reuniões. Assim, a comemoração revigora a amizade entre as pessoas, sendo lembrada e comentada muitas vezes. Em cada celebração eucarística nós celebramos a ceia pascal de Cristo e sua ressurreição. As palavras de Jesus revelam que ele partilhou tudo em sua vida, até a morte, pois seu corpo e sangue foram doados, entregues por todos para a remissão dos pecados. A presença de Jesus na Eucaristia nos ajuda a pensar como viver nas comunidades, na família: no amor, na dedicação total de si para o bem de todos. A nossa fé e o nosso amor a Jesus o acolhem e experimentam sua presença na Eucaristia, na hóstia consagrada. Comer o pão e beber o vinho significa viver no amor, dar sua vida pelo bem dos outros.

5.Nosso compromisso:

·        Propor que pensem nos três compromissos da ceia: servir – amar – doar-se.
·        Pensar: Como e a quem vai servir, amar e doar-se?

6.Canto: À escolha

7.Oração final: Rezar juntos a oração do Pai Nosso e o Credo, pedindo a Jesus para ajudá-los a serem firmes na fé e no compromisso com os irmãos.

Você é amigo de jesus?
Então leia o que ele lhe diz:
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vocês são meus amigos se fizerem o que eu mando. E eu lhes mando isso: Que vocês se amem uns aos outros. (cf. Jo 15, 13-17)

Nenhum comentário: