quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Décimo nono encontro de catequese

1. Tema: Oração do rosário

2. Oração inicial: por conta do casal de catequistas.

3. O Terço:

Chama-se "Terço" porque é a terça parte do rosário. O rosário recorda a vida de Jesus em três terços: nascimento e infância (mistérios da alegria), paixão e morte (mistérios dolorosos), ressurreição e ascensão (mistérios gloriosos). O terço nos coloca diante da Santíssima Trindade, de Jesus e de Maria. É uma oração inspirada na Bíblia, pois reza-se cinco vezes o Pai-Nosso (ensinado por Jesus), 50 vezes a Ave Maria (que é a saudação do Anjo a Maria), e cinco vezes o "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo". A pessoa central do terço é Jesus.

O Rosário vem sendo rezado desde os tempos de São Domingos de Gusmão (1170-1221). É a oração de todos os católicos, estudados ou analfabetos. Diz-se que as 150 "Ave-Marias" foram colocadas para significar a oração dos 150 Salmos da Bíblia, visto que naquele tempo a maioria não sabia ler. É pois a oração do passado e do presente. Não desgasta nem envelhece. É claro que não se trara de repetição mecânica de palavras. O grande segredo do terço está na meditação dos mistérios de nossa redenção, vividos por Jesus e Maria. Os grandes santos rezaram o terço. O papa o reza. A igreja o recomenda a todos.

4. Creio:

Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso...

5. Pai-nosso:

Pai nosso...

6. Ave-Maria (3x):

Ave Maria, cheia de graça...

7. Glória ao Pai:

Glória ao Pai...

9. Oferecimento do terço:

Divino Jesus, eu Vos ofereço este Terço que vamos rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.

10. Contemplação:

1. Mistérios gozosos (Segunda e quinta-feira)

2. Mistérios dolorosos (Terça e sexta-feira)

3. Mistérios gloriosos (Quarta-feira, sábado e domingo)

11. Agradecimento do terço:

Infinitas graças vos damos, ó Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha:

12. Salve-Rainha:

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, estes vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus. Bendito é o fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Nenhum comentário: